09/09/2015

Como evitar fugas de cães

Foto: Google
Olá! Hoje o post vai ser dando dicas super úteis para evitar vários problemas. Por incrível que pareça, há muitos cães que gostam de fugir de casa. Não podem ver uma passagem aberta que já correm para a rua. Se você evitar com que o seu cão fuja, pode evitar muita dor de cabeça. Às vezes, você está saindo de casa e é só abrir a porta que o seu cachorro já sai correndo. Muitas vezes, não tem ninguém para segurar o cãozinho enquanto você sai de casa, e é necessário colocar um portãozinho, por exemplo, para impedir que o cão passe pela porta. Isso é um tremendo stress tanto para o dono tanto para o cão (experiência própria). Então, se o seu cãozinho tem essa mania, calma! Esse post irá te ajudar!

Para continuar lendo, clique em Leia Mais




Recomendado: Adestramento - Dicas

Como disse acima, a mania que alguns cães tem de fugir dá uma dor de cabeça e muita preocupação nos donos. O fato é que há cães mais agitados que outros. Mas isso não quer dizer que os cães mais agitados vão ter a mania de fugir de casa para sempre. Essas dicas irão te ajudar. Vamos lá?

Dica 1: Dê ordens ao seu cachorro
Seu cachorro tem que entender que você é a autoridade, o "líder da matilha". Ou seja, o seu cachorro tem que lhe obedecer. Quando você dizer "não", ele tem que entender e te obedecer.
Faça o seguinte: quando você for sair, abra apenas uma gretinha da porta. Se o cachorro já avançar na porta com a intenção de fugir, não deixe. Abra só mais um pouco, mas não ao ponto do cão conseguir passar pela porta. Quando você tiver certeza de que o seu cão quer fugir, diga, em uma voz clara e em um tom mais elevado (mas não gritando) "NÃO". Se ele não obedecer, diga"não" novamente. Mas, atenção: Ao dizer não, fale claramente, em um tom mais alto, sem precisar gritar. Diga de um modo diferente do que você costuma dizer a ele. Se você dizer "não" para ele no mesmo tom de quando está brincando com ele, por exemplo, ele não vai entender aquilo como uma autoridade e não vai lhe obedecer. Faça isso até ele não ameaçar sair (e por isso recomendo fazer isso quando não se tem um compromisso urgente e quando está atrasado). Se quando você já estiver do lado de fora, e ele ameaçar sair novamente, diga "não" e feche a porta rápido. Faça isso toda vez que for sair, assim ele irá entender que não é para sair.
Dica 2: Evite dramas na hora de sair
Muitas pessoas, na hora de sair, pegam o cachorro no colo, abraçam, beijam... Mas se você faz isso: PARE IMEDIATAMENTE! Isso só vai deixar o cachorro mais apavorado, pois talvez ele ache que você não voltará mais! E ele vai ficar mais ansioso ainda, e vai querer sair com você! Portanto, quando for sair, fique em silêncio ou no máximo diga "tome conta da casa" (leia mais em ...)
Dica 3: Na hora de sair, jogue petiscos pela sala
Está é outra boa dica. Faça o seguinte: Abra uma gretinha da porta, e se o seu cachorro quiser sair, jogue petiscos pela sala. Isso chamará a sua atenção. Mas tem que ser um petisco que ele goste muito pra que ele se distraia, afinal o seu dono está saindo e ele ficará sozinho. Enquanto ele se distrai com os petiscos, saia rápido, mas sem fazer muito barulho para ele não perceber.
Dica 4: Não deixe ele sair
Essa é uma dica bem simples, mas será mais fácil executa-la quando você estiver já fora de casa. Quando ele estiver passando pela porta, diga "não" em um tom firme e o empurre para dentro de casa, mas não com muita força, para não machuca-lo. Quando ele estiver já na sala, feche a porta. Quando você estiver voltando para casa, faça a mesma coisa, e se quando você estiver entrando e ele quiser sair, o repreenda, mandando ele ir para dentro.

---

Espero que vocês tenham gostado do post! Se você tem alguma dúvida, deixe-a nos comentários :) Até mais!

Leia Também: 
Cachorro segue ambulância onde estava o dono e emociona os bombeiros
Algumas raças de cachorro para quem mora em apartamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vale a pena conferir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...