12/01/2017

Cinomose: Como tratar e prevenir

Fonte: Google Imagens (Dicas boas para Cachorro)

A Cinomose é uma doença terrível e altamente contagiosa que ataca cães e que pode levar a óbito. Mas podemos preveni-la tomando diversos cuidados, entre eles está a vacinação.
Vários cães, após serem curados, sofrem sequelas a vida inteira. Por isso, devemos ter cuidado.
"Cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC) também conhecido como Vírus da Esgana Canina (...) Ela afeta a todos os cães, é raro que haja algum que não tenha sido exposto ao vírus, exceto no caso de cães que vivem isolados." (Fonte: Wikipedia)
Quer saber como tratar e prevenir? Continue lendo!

A transmissão pode ocorrer através das secreções do nariz e boca do animal. Pode ser transmitida quando um animal infectado espirra, por exemplo. Mas também pode ocorrer através de objetos que já entraram em contato com animais infectados. O vírus da Cinomose tem pouca resistência fora do organismo do seu hospedeiro. Diversos órgãos são acometidos pela doença.
Os sintomas podem ser febre, vômito, diarreia, perda de apetite, dificuldade de respirar, corrimento ocular e nasal e sintomas nervosos. A doença se apresenta em fases (respiratória e ocular).
Para tratar a doença, é necessário vários medicamentos e alimentos especiais indicados pelo veterinário. O animal precisa estar em um ambiente agradável. 
A melhor forma de prevenir a Cinomose é vacinando o seu peludinho nos primeiros meses de vida e com reforços anuais. 
O pior de tudo, é que essa doença pode ser difícil de ser tratada, já que os sintomas podem ser diversos, e por isso muitos cães chegam a óbito. 
Lembrando que a vacinação DEVE ser feita em uma clínica veterinária, já que muitas vezes vacinas compradas em Pet Shops não tem o efeito desejado. Proteja o seu animal.
Fonte: Desabandone

Espero que tenham gostado desse post! Se você ama seu cão, leve ele para vacinar em uma clínica veterinária e previna essa doença que mata tantos cães por ano.

Fontes: Wikipedia, Desabandone, CachorroGato.
Dicas de leitura: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cinomose/
http://desabandone.com.br/cuidados/cinomose-o-que-e/ 

Um comentário:

Vale a pena conferir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...